Descrição/Justificativa

A atividade consistirá em reuniões semanais para discutir textos de autores que tratam de Semiologia e Análise do Discurso, avaliando o uso dos recursos teóricos e metodológicos dos dois campos para analisar diferentes objetos do campo da comunicação (imprensa, cinema, fotografia, publicidade, quadrinhos, televisão e outros) em suas relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Os textos, sugeridos por todos os membros do grupo, serão apresentados a cada vez por um ou dois bolsistas, suscitando uma discussão com a participação de todos, que é alimentada e provocada pelo tutor. Aberta também aos demais alunos da ECO, é uma atividade complementar às palestras sobre Semiologia feitas pelo tutor e à redação orientada a trabalhos acadêmicos.

 

Objetivos

Considerando a importância da atuação dos bolsistas em atividades de pesquisa, é fundamental que eles tenham, concomitantemente, conhecimentos sobre metodologias que permitam analisar cientificamente seus objetos. A partir de agosto de 2015, quando foram iniciadas as palestras sobre Semiologia, eles foram introduzidos a esta possibilidade teórico-metodológica e, com os textos debatidos, foram introduzidos à aplicação dela em diferentes problemas da área da comunicação, a exemplo da fotografia, com os textos do semiólogo francês Roland Barthes. Essa atividade está intimamente relacionada com a redação orientada a trabalhos acadêmicos e com a apresentação de trabalhos durante a Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, que deverá acontecer em outubro ou novembro de 2016.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia)

Reuniões semanais, de 1:30 a 2 horas, para discutir textos sobre Semiologia e Análise de Discurso e suas aplicações para analisar diferentes produtos comunicacionais. Eventualmente, as reuniões poderão contar com as presenças de convidados para falarem sobre suas pesquisas e como aplicam os métodos.

 

 

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc.

Além da capacidade de leitura crítica e apresentação, na forma de seminários, de textos de autores da Semiologia/Análise de Discurso, que os bolsistas levem a termo pesquisas com objetos do campo da comunicação e os analisem aplicando os dois métodos. E que a apresentem essas mesmas pesquisas durante a Jornada de Iniciação Científica da UFRJ e em outros eventos científicos da área de comunicação.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo.

Com a finalização da redação dos textos e após a participação em eventos acadêmicos, o grupo fará reuniões para avaliar os resultados alcançados, considerando os aspectos positivos e também os que precisam de ajustes para a melhoria dos resultados buscados.

 

Textos trabalhados no grupo de estudos: