Data Início da atividade 05/10/2016
Data Fim da atividade 07/10/2016

 

Descrição/Justificativa

O que diferencia a interculturalidade do multiculturalismo? Quando que as trocas entre as comunidades etnoculturais (aquelas oriundas da imigração) e a sociedade de acolhimento podem ser caracterizadas como verdadeiramente interculturais? Quais são os traços e práticas culturais acrescentados à identidade nacional brasileira pela imigração? Como e em que medida houve aclimatação da identidade dos grupos imigrantes ao solo cultural brasileiro? O que surgiu de inédito no encontro entre esses imigrantes e os brasileiros de longa data? Essas são algumas das questões que justificam a realização do V Fórum de Imigração, com o qual pretendemos dar continuidade ao evento iniciado pelo grupo em 2008 e que teve grandes repercussões tanto na mídia como no meio acadêmico. O Fórum de Imigração convida estudiosos, pesquisadores, especialistas, lideranças comunitárias e interessados em geral para refletir, trocar ideias e debater a realidade migratória no Brasil. As produções que resultam do Fórum podem ser conferidas no site www.etni-cidade.net, mantido e alimentado pelo PET. 

 

Objetivos

O quinto encontro, a exemplo dos precedentes, propõe-se a reunir, no mesmo espaço, representantes das comunidades, responsáveis por seus meios de comunicação étnica e especialistas no tema. Além do evento, com palestras e exibições da cultura destas comunidades, buscamos realizar oficinas, entrevistas e troca de contatos e textos.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia)

Compreenderá 3 etapas:
• Pré-evento - discussão sobre o tema e palestrantes do evento entre o tutor e os petianos, criação de material de divulgação (impressos e eletrônicos - site e redes sociais), sistema de inscrição, divulgação (releases para veículos de comunicação, informes para o site e para as redes sociais), comunicação com o público interessado (por e-mail e redes sociais), organização de registro e material para o evento (listas de assinaturas de ouvintes, placas com nomes de palestrantes e mediadores, preparação de filmadora e gravador de áudio);
• Evento - apoio, cobertura e registro do evento;
• Pós-evento - produção de certificados para todos os tipos participação e organização do evento, reunião de material para produção de livro a partir das palestras e dos debates.

 

 

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc.

Colocar a questão da imigração em pauta, através da promoção de um debate bem fundamentado e com respeito a múltiplas vozes. Além disso, dar espaço aos membros das comunidades de imigrantes que, na maioria das vezes, não recebem atenção dos grandes meios de comunicação e, também, enriquecer o estudo acadêmico no campo de mídia e migrações, principalmente no que tange ao aprofundamento do etnicidade.