O VII Editor em Ação: A Imagem nos Livros e os Livros de Imagens foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro, tendo como pautas centrais a ilustração do livro infantil e o mercado editorial. O evento contou com a participação da pesquisadora Cacau Mendes, do ilustrador Marcelo Pimentel e do escritor Ricardo Benevidas no primeiro dia, e dos designers Sérgio Campante e Gustavo Marchetti no segundo, mediados respectivamente pelos professores da ECO Andreia Resende e Paulo Pires. 

 

Descrição/Justificativa

O evento do curso de Produção Editorial, uma das habilitações da Escola de Comunicação, tem como proposta reunir anualmente na instituição, durante dois ou três dias, alguns dos mais importantes profissionais e pesquisadores do campo editorial, mais precisamente aqueles que trabalham com a cadeia produtiva do livro em suas diferentes manifestações e sob os seus mais variados formatos (impresso, e-book, audiolivro etc.). Para os alunos do PET, muitos deles ainda no Ciclo Básico (até o 3º período) e na iminência de escolha uma das habilitações ofertadas pela ECO, o contato com o debate sobre questões relativas à Produção Editorial, ainda mais em uma cidade que sedia algumas das maiores editoras do país, pode ser fundamental para decisão sobre o futuro de suas formações profissionais.

 

Objetivos

Complementar a formação dos alunos do curso de Produção Editorial, mas também de discentes de outros cursos da UFRJ e de outras universidades do Rio de Janeiro, e reciclar os conhecimentos do público geral formado por interessados nos diferentes aspectos da produção do livro. Para o grupo, além do mais o Editor em Ação constitui-se em um importante espaço de aprendizagem sobre organização de eventos e ainda para uma atuação do PET para além dos muros da universidade.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia)

Compreenderá 3 etapas: • pré-evento - discussão sobre o tema e palestrantes do evento (com a coordenação do curso de Produção Editorial), criação de material de divulgação (impressos e eletrônicos – site e redes sociais), sistema de inscrição, divulgação (releases para veículos de comunicação, informes para o site e para as redes sociais), comunicação com o público interessado (por e-mail e redes sociais), organização de registro e material para o evento (listas de assinaturas de ouvintes, placas com nomes de palestrantes e mediadores, preparação de filmadora e gravador de áudio); • evento - apoio, cobertura e registro do evento; • pós-evento - produção de certificados para todos os tipos participação e organização do evento, reunião de material para produção de livro a partir das palestras e dos debates.

 

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc.

Complementar a formação dos alunos do curso de Produção Editorial (e demais cursos da ECO e da UFRJ) e atualizar os conhecimentos do público geral nas questões relativas aos processos de produção e comercialização do livro, ainda mais por se realizar no Rio de Janeiro, que sedia algumas das maiores e mais importantes editoras do país. Ao final, pretende-se que as palestras e debates resultem em um livro impresso (e sua versão em e-book) a ser distribuído gratuitamente a interessados no tema.