Data Início da atividade 01/02/2016
Data Fim da atividade 30/11/2016

A oficina é realizada como parte das atividades do Grupo de Estudos “Semiologia, Análise de Discurso e Cultura da Mídia”, no qual o grupo discute temas da área da comunicação e da cultura, ensejando pesquisas que podem resultar em trabalhos a serem apresentados em eventos acadêmicos e/ou publicados em periódicos científicos, mas obrigatoriamente para exposição durante a Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, realizada anualmente. Com a oficina, os alunos são ainda orientados sobre a apresentação oral, acompanhada ou não de slides em Power Point, e têm, cada um, que fazer, antes do evento, uma apresentação para o próprio grupo. A atividade permite aos bolsistas o domínio de uma série de competências exigidas dos docentes e pode fazê-los acalentar o caminho da pesquisa.

Iniciação à elaboração da reflexão científica, considerando desde a metodologia e a construção de um arcabouço teórico-conceitual e do objeto de pesquisa, até a parte estilística e organizacional das ideias e adequação às normas da ABNT e a outros sistemas de normalização. Para alcançar esses objetivos, os alunos são orientados pelo tutor sobre hipótese, objetivos, problematização, coleta de dados, organização dos conceitos estudados, definição do objeto, aplicação da metodologia etc. A meta principal é que os bolsistas dominem as competências para produzir artigos científicos ajustados às exigências de participação em eventos acadêmicos e de publicação em revistas científicas (ou mesmo para os sites/redes sociais online mantidos pelo grupo).

Como a atividade será realizada? (Metodologia)

Através de exercícios de redação a partir dos resultados alcançados com as pesquisas dos próprios petianos, sejas estas orientadas diretamente pelo tutor ou por outro professor de cuja pesquisa os alunos participem. Antes de seus próprios artigos, os alunos serão introduzidos ao tema através de textos de outros autores, para que entendam quais aspectos precisam ser levados em conta na redação de um texto científico.

Espera-se que a oficina propicie a produção de trabalhos acadêmicos (sejam resumos ou textos completos) adequados a diferentes exigências – de participação em eventos, publicação em periódicos científicos, adequação a diferentes normas etc.