Período de Realização

De 01/09 a 01/03 (2016)

Na primeira semana de todo semestre letivo, a ECO realiza o ECOmeço, evento de acolhida dos novos alunos em que, durante cinco dias, é apresentada a unidade através de sua estrutura, seus diferentes cursos, seus diferentes projetos de extensão e pesquisa, laboratórios etc. Para reforçar esse iniciativa de boas vindas e já apontar aos calouros algumas possibilidades de atuação no campo da comunicação, o PET oferecerá a Oficina de Produção de Livro Eletrônico (e-book no formato ePub). Além de se justificar por essa descrição inicial, a oficina representa também a possibilidade dos recém-ingressados na ECO saberem da existência do PET e das potencialidades que o projeto tem para ampliar suas qualificações no período em que estivem na Escola.

Com a oficina, teremos diferentes objetivos. Além de ser um momento de acentuar a acolhida aos calouros e de fazê-los conhecer melhor o PET e sua atuação na Escola de Comunicação, será ainda uma oportunidade para indicar a eles possíveis caminhos de atuação profissional no campo da comunicação, considerando a importância dos e-books no cenário midiático atual, tanto para produtores editoriais, jornalistas, publicitários e radialistas. Como os aprovados para a ECO só escolhem as suas habilitações ao final do terceiro período, quando encerram o Ciclo Básico, a oficina pode ajudar na escolha do curso que seguirão nos semestres seguintes, fazendo-os vislumbrar uma área na qual poderão investir e se especializar.

Como a atividade será realizada?
(Metodologia)

Considerando que o ECOmeço acontece em uma semana e tem sempre uma agenda extensa de atividades, a oficina será realizada durante 3 horas (de 14 às 17h) do dia 1º de setembro de 2016 e será ministrada pelos bolsistas do PET sob supervisão do tutor. Para isso, os calouros serão introduzidos ao tema dos livros eletrônicos em aspectos técnicos como tipos de arquivos e linguagens, mercado editorial e comercialização, fluxo de trabalho e cuidados na produção de e-books. A primeira hora da oficina será usada para o conteúdo mais “teórico” e, nas duas horas seguintes, haverá uma atividade prática de produção de um e-book no formato ePub, a partir de um original (texto e imagens) simples. Os alunos receberão uma apostila produzida pelos petianos a partir de material previamente organizado pelo tutor, cujos ajustes terão que ser feitos em função do tempo e do público da oficina.

Considerando o modelo atual de entrada na ECO, em que a escolha da habilitação só se dá no fim do terceiro período, e ainda mais porque muitos estudantes não têm certeza sobre a opção que fizeram no Enem, espera-se que a oficina possa ajudá-los nesse difícil momento, já que ela pode mostrar a eles um possível campo de atuação profissional. Ao mesmo tempo, a atividade poderá servir de espaço prático de atuação docente dos petianos, pois eles terão a oportunidade de conciliar a administração de um conteúdo a um público dentro de um determinado tempo. Para o bom desenvolvimento da atividade junto aos calouros, os bolsistas do PET responsáveis pela oficina (entre 2 e 3 deles) antes ministrarão o conteúdo, dentro das mesmas 3 horas, para o tutor e demais colegas do Programa. Assim, poderemos todos previamente avaliar se o plano de trabalho da oficina está adequado aos resultados que se espera com ela.