Período de Realização:

De 04/04 a 30/05 (2016.1)

De 29/08 a 30/09 (2016.2)

O PET-ECO realiza no primeiro mês de todo semestre letivo um curso teórico e uma oficina prática de Jornalismo Impresso para os calouros. O curso, apoiado numa apostila elaborada pelo grupo, apresenta os princípios básicos de Comunicação e de Jornalismo Impresso em especial. As matérias elaboradas pelos calouros são impressas no jornal “CalourEco” – distribuído gratuitamente para os alunos da unidade – e numa versão digital que será disponibilizada no site da Escola de Comunicação e do PET-ECO.

A oficina, prevista no Planejamento de Atividades do grupo, é parte de um movimento no PET de colocar os calouros, já no primeiro momento de entrada no curso, em contato com atividades práticas que envolvem a elaboração de um produto comunicacional. Ao mesmo tempo que incentiva um maior entrosamento dos calouros com a comunidade da ECO – inclusive com os alunos do PET –, permite a estes a realização da atividade pedagógica de orientar os colegas nas diferentes etapas de criação do jornal.

Como a atividade será realizada?
(Metodologia)

Com a supervisão do tutor, os petianos orientarão os calouros por todas as etapas de elaboração de um jornal, indo desde a reunião de pauta, passando pela apuração, redação, edição, diagramação, indo até o jornal propriamente dito, impresso em pequena tiragem.

A criação de um jornal impresso – “CalourECO” –, cujo resultado final será antecedido da discussão sobre as diferentes etapas de produção de um jornal e, na sequência, da elaboração de pauta, apuração, redação das notícias e edição/diagramação.