Data Início da atividade 01/06/2016
Data Fim da atividade 30/07/2016

Os alunos do curso de Comunicação Social têm, durante as suas formações e nas suas práticas profissionais (como jornalistas, publicitários e produtores editoriais), demandas constantes de criação e produção de diferentes materiais gráficos impressos, que, para sua consecução, exigem a operação de variados programas de editoração eletrônica, sejam eles vetoriais (Illustrator, Corel Draw), bitmaps (Photoshop) ou de paginação (InDesign). De modo mais imediato, a oficina proporcionará aos alunos as competências necessárias para a realização, mais eficaz, de trabalhos inerentes a disciplinas das habilitações da ECO que tratam do planejamento e criação de projetos gráficos e diagramação de produtos midiáticos impressos.

Capacitar os alunos no uso de softwares de editoração eletrônica, de modo que eles possam diagramar diferentes produtos gráficos impressos, como jornais, revistas, capas e miolos de livros, folders, cartazes etc. Com isso, os alunos podem produzir, entre outros produtos, livros que venham a ser editados a partir de eventos realizados pelo PET (como o Editor em Ação e o Meio a Meios) e orientar o trabalho de diagramação, pelos calouros, do jornal CalourEco.

Como a atividade será realizada? (Metodologia)

Através de aulas práticas de operação dos softwares e também de atividades que envolvam a produção de diferentes tipos de produtos impressos, como jornais, revistas e livros. É o que vai acontecer a partir de junho de 2016 com o livro que está sendo editado com as palestras do VI Editor em Ação, realizado em 2015.

Espera-se que os alunos das diferentes habilitações da ECO tenham a capacitação necessária para operar softwares de editoração eletrônica imprescindíveis para a atuação na área da mídia impressa. Considerando que as palestras conferidas nos eventos organizados pelo PET podem ser editadas, livros são uma das formas de socialização dos resultados. Essa mesma socialização do conhecimento pode se dar com a oferta de oficinas de utilização de softwares de editoração eletrônica, a serem ministradas pelos tutores, sob supervisão do tutor, para diferentes públicos interno e externo à universidade. Para isso, os petianos serão convocados a criar apostilas e outros materiais (como tutoriais na forma de vídeo) para serem disponibilizados aos alunos.