Data Início da atividade 29/08/2016
Data Fim da atividade 21/12/2016

Quando os alunos da ECO chegam ao momento de realização das suas monografias de final de curso se deparam, muitas vezes, com a necessidade premente de aplicação de uma metodologia de análise aos seus objetos. Mesmo que tenham duas disciplinas de Projeto Experimental e façam seus trabalhos monográficos sob a orientação de um professor, não é incomum que tenham dificuldades de analisar o corpus selecionado sob um método científico. Como na Escola não há uma matéria especificamente voltada a tratar da Semiologia e da Análise do Discurso como metodologias e como, no PET, os dois campos estão sendo objetos de estudos, inclusive de aplicação em pesquisas, a disciplina, ofertada como eletiva de 30 horas semestrais, pode ser uma importante contribuição do grupo para a Escola – e não apenas para aplicação em monografias, mas também no exercício da capacidade crítica de avaliação de qualquer discurso que circula nas sociedades.

Com a disciplina, o objetivo é oferecer aos alunos da ECO uma opção de metodologia de análise de objetos da comunicação, seja no momento de elaboração da monografia ou de trabalhos para disciplinas durante o curso, seja na leitura crítica de quaisquer outros discursos, mesmo os não-midiáticos. Por outro lado, espera-se que seja um espaço importante de prática docente para os petianos, pois, atuando na disciplina com o tutor, podem apresentar os resultados de suas pesquisas desenvolvidas no PET, organizar materiais (textos, apostilas, bibliografia etc.) e orientar os trabalhos dos colegas inscritos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia)

A disciplina será realizada através de aulas expositivas, com um encontro semanal de 2 horas. Nos dois primeiros terços da carga horária da disciplina, os alunos serão introduzidos à Semiologia e à Análise do Discurso a partir das obras dos autores fundamentais, como Ferdinand de Saussure, Roman Jakobson, Roland Barthes, Umberto Eco, Emile Benveniste, Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Michel Foucault, Milton José Pinto, Eliseo Verón e outros. A disciplina também apresentará a Semiótica, através do filósofo Charles S. Peirce, o Estruturalismo e a Análise de Conteúdo. Na terceira parte da disciplina, serão apresentados casos de discursos midiáticos (notícias, anúncios publicitários, capas de livros, fotografias, filmes etc.) submetidos à Análise do Discurso. A cada encontro com a turma, pelo menos um petiano participará, tanto com intervenções nas discussões e apresentação de suas pesquisas, quanto na orientação dos alunos. Os participantes inscritos na disciplina serão avaliados pela leitura dos textos e participação nos debates e pela produção de um texto com análise de uma peça midiática que eles escolherem. A disciplina pode também contar com professores/pesquisadores externos convidados para apresentar suas pesquisas aos alunos.

Esperamos que a disciplina possa propiciar um espaço de capacitação nas metodologias da Semiologia e Análise do Discurso, de modo que elas possam ter amplo uso nas mais diferentes atividades dos alunos de graduação da Escola de Comunicação, seja em suas monografias ou como ferramenta de análise dos diferentes tipos de discursos que circulam nas sociedades. E que os petianos, ocupados em ajudar o tutor na condução da disciplina, possam assimilar as variadas demandas da atividade docente. Os trabalhos finais da disciplina, que consistem na análise de uma ou mais peças midiáticas, serão publicados no site do PET.