Nos dias 1º e 2 de dezembro o Jornalismo de Dados e a Lei de Acesso à Informação serão os temas do IX Meio a Meios, evento do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ. Nos dois dias, de 10 às 13h, os convidados falarão sobre as novas possibilidades de atuação dos jornalistas a partir dos recursos computacionais e do grande volume de dados disponíveis na internet. O evento acontecerá no campus da UFRJ na Praia Vermelha, Urca [como chegar].

Sancionada em 18 de novembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff e vigorando desde 18 de maio de 2012, a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527), prevista desde a Constituição de 1988, estabelece que os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, bem como as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos, devem assegurar o acesso a informações de interesse público, independentemente de solicitações. 

Com isso, novas possibilidades se abriram para o exercício do jornalismo, principalmente para áreas especializadas como o Jornalismo de Dados, Reportagem Assistida por Computador (RAC), Jornalismo de Precisão e Jornalismo Investigativo. 

Não por acaso, após a implementação da Lei os principais jornais do Brasil criaram seus departamentos de jornalismo de dados. Foi assim como O Estado de S. Paulo, que criou em 2012 o Blog do Estadão Dados. No mesmo ano, em agosto, a Folha de S. Paulo lançou o blog FolhaSPDados. Já o Núcleo de Jornalismo de Dados do jornal O Globo foi criado em agosto de 2014 e daí resultou o blog “Na base dos dados”.

Organizado pelos professores Paulo César Castro e Fernanda da Escóssia, o encontro será realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste LINK.

Veja a programação detalhada.

 

PROGRAMAÇÃO

 

IX MEIO A MEIOS 

Jornalismo de Dados e a Lei de Acesso à Informação

 

Dia 1.dezembro - quinta-feira

Local: Auditório Pedro Calmon - Palácio Universitário
[veja o mapa do campus da Praia Vermelha - o auditório fica no 2º piso do Palácio Universitário]

Horário: 10 às 13h

 

Palestrantes:

  • José Roberto Toledo - Colunista do jornal O Estado de S. Paulo e um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) 
  • Fábio Vasconcellos - Repórter do Núcleo de Jornalismo de Dados do jornal O Globo, onde também mantém o blog Na Base dos Dados. É professor da UERJ e doutor em Ciência Política pelo Iesp/Uerj. 

Mediador: Prof. Paulo César Castro 

 

Dia 2.dezembro - sexta-feira

Local: Auditório da CPM (Central de Produção Multimídia) - Escola de Comunicação [a CPM fica em frente à ECO]

Horário: 10 às 13h

 

Palestrantes:

  • Tai Nalon - Diretora executiva e cofundadora do site Aos Fatos
  • Amaro Grassi - Pesquisador pleno na Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP), da Fundação Getúlio Vargas. Foi repórter e redator da Editoria Mundo na Folha de S. Paulo

Mediadora: Profª Fernanda da Escóssia